marilia.jpg

Qual a melhor hora para tirar a chupeta, fralda e a mamadeira?

    Não existe uma idade certa para a retirada da chupeta e da mamadeira, cada criança tem seu momento e é muito importante que isso seja respeitado, no entanto, é aconselhável retirar a chupeta e a mamadeira a partir de um ano e meio - quando as crianças não são mais totalmente dependentes desses objetos - até os três anos para não gerar alteração e nem prejudicar a fala ou os dentes. 
Essas transições geram sentimentos de perdas nas crianças, mas muitas vezes quem sente mais são os pais ao perceberem que o filho está ficando independente, aceitar o crescimento da criança é a primeira batalha a se vencer. 
    Tanto a chupeta quanto a mamadeira devem ser retiradas aos poucos. Não é aconselhável retirar durante algum outro processo de adaptação (mudança de casa, novo bebê, entrada na escola...). 
No caso da chupeta, o ideal é que, de início, seu uso se limite aos horários de dormir – nada de chupeta pendurada na roupa enquanto brinca. Deixe a chupeta ficar velha, “rasgadinha”, assim ela vai ficando menos atrativa, se mesmo assim nada resolver, tome uma atitude drástica e tire-a de uma vez, caso contrário eles vão entender que sempre que quiser, você vai devolvê-la.
    Com a mamadeira, a atitude mais correta é inserir o copinho de transição, a criança deve participar desse processo, escolher algo atrativo para ser trocado pela mamadeira. Retire a mamadeira matinal primeiro, introduzindo a criança ao hábito do café da manhã (se for com os pais, melhor ainda!). Por último, a mamadeira da noite. Não se preocupe, criança com fome pede comida. 
    Cuidado para não gerar insegurança em seu filho, não o deprecie, aquela tática de falar “usar chupeta é feio”, “mamadeira é coisa de bebê” (em tom pejorativo)só vai piorar as coisas. Mostre sempre o lado positivo, mostrando quanto é bacana crescer e alcançar novas conquistas e aprendizados. Mesmo com boa vontade e aceitando as combinações a criança na hora do aperto pode regredir e reivindicado objetos, é hora de se manter firme e agüentar a choradeira e a birra – todo crescimento gera desconforto, mas a recompensa e o orgulho da superação valem à pena.  
.     Mas e as fraldas? Um bom momento de tirar as fraldas diurnas é quando os pequenos começam a avisar que estão com vontade de fazer xixi. Esclareça todo o ritual, explique como funciona o vaso, o uso do papel higiênico e a descarga. Esta fase normalmente ocorre em torno dos dois anos, mas é necessário sempre respeitar o momento de cada criança, sem deixar que fique tarde demais.
    Educar é trabalhoso, mas ver o sorriso de orgulho nas crianças após cada fase superada é recompensador 

PSICÓLOGA 

MARILIA TREVISAN

© 2019 por "Grupo SBC de Comunicações". Portal de Divulgação.

AREA DE ADM

Estudio

Rodeio Bonito-RS

   

(55) 9 9906-4916

Av. do Comercio, 466

Centro

Rodeio Bonito-RS

CEP:98360-000

Estudio

Planalto - RS

   

(55) 9 9956-8568

Av. Presidente Vargas, 828

Centro

Planalto - RS

CEP:98470-000

Estudio

Chapecó - SC

   

(49) 9 9926-9754

Rua Corruira, 490

Efapi

Chapecó - SC

CEP:89809-750