Patrulha ambiental faz barreiras e orienta população após onça parda aparecer em Espumoso

July 10, 2019

 

Policiais da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) montaram barreiras e orientam a população de  Espumoso, desde terça-feira (9), depois que uma onça parda apareceu na cidade do Norte do Rio Grande do Sul. Ameaçado de extinção e nativo do estado, o animal foi visto por pessoas que estavam em uma propriedade rural no último sábado (6).

Os policiais acreditam que a onça não esteja mais na região, mas a ação é realizada como forma de prevenção. A população também é alertada sobre a prática da caça, que é crime ambiental, e recebe orientações sobre os cuidados que devem tomar caso a onça apareça novamente, como recolher seus animais de pequeno porte.

Conforme a Patram, a onça é carnívora e se alimenta de mamíferos pequenos, mas não costuma atacar seres humanos.

O agricultor Erick Missio estava em sua propriedade, confraternizando em um churrasco com amigos, quando a onça foi vista. Ele conta que seu cachorro avisou sobre a presença do anima

"A gente estava ali curtindo, sábado de manhã, e o nosso cachorro de estimação começou a latir. E a gente ficou preocupado, porque ele não é de latir entre nós. Fomos procurar e nos deparamos com o animal. Ficamos encantados e um pouco espantados. Quando a gente ia ver um animal desse tipo aqui na nossa região?", relata.

A onça estava em uma árvore que mede cerca de 12 metros de altura, e permaneceu ali por cerca de sete horas. Depois, saiu e seguiu seu rumo.

Diversos moradores da comunidade do Arroio da Prata, no interior da cidade, também relatam terem visto a onça em suas propriedades.

A Patram reforça que as pessoas não devem se aproximar do animal.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2019 por "Grupo SBC de Comunicações". Portal de Divulgação.

AREA DE ADM

Estudio

Rodeio Bonito-RS

   

(55) 9 9906-4916

Av. do Comercio, 466

Centro

Rodeio Bonito-RS

CEP:98360-000

Estudio

Planalto - RS

   

(55) 9 9956-8568

Av. Presidente Vargas, 828

Centro

Planalto - RS

CEP:98470-000

Estudio

Chapecó - SC

   

(49) 9 9926-9754

Rua Corruira, 490

Efapi

Chapecó - SC

CEP:89809-750