Aulas retornam em março na rede estadual com grande investimento do Governo em EPI’s


O Governo do Estado definiu o calendário escolar de 2021 na rede estadual do Rio Grande do Sul. As aulas começam em 8 de março para os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano). No dia 11, voltam os alunos do 6º ao 9º ano, e, no dia 15, os do Ensino Médio e Técnico. As aulas serão presenciais, com ocupação de 50% das salas, o que exigirá de cada escola a elaboração de um plano de escalonamento.

Conforme o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), em entrevista na Uirapuru, já perdemos tempo demais. Não é mais possível ficar mais tempo com as crianças em casa.

O deputado informou que os colégios da rede estadual têm até 31 de janeiro para encerrar o ano letivo de 2020. As escolas terão de encaminhar à Secretaria Estadual da Educação (Seduc) relatórios detalhados do conteúdo oferecido ao longo do ano, nas aulas em modo remoto e da situação dos alunos para que seja possível preparar um plano de recuperação, com foco em português e matemática para aqueles que precisarem.

De acordo com Wesp, o governo contratou professores temporários e serviços terceirizados de limpeza para garantir a higienização adequada das escolas. Conforme o deputado, 98% das escolas já receberam os equipamentos de proteção individual e o material de higiene e limpeza, um investimento de R$ 16,5 milhões.

Durante o mês de fevereiro, todas as escolas permanecerão fechadas. A Seduc optou por dar férias coletivas aos professores e servidores, que retornarão no início de março para preparar a volta às aulas. Cada colégio definirá como dividir as turmas para que a ocupação das salas de aula seja de no máximo 50%. É possível que uma turma tenha aula presencial em uma semana e remota na outra ou que seja em dias alternados.

Ainda, de acordo com o deputado, os professores só serão dispensados das aulas presenciais se apresentarem atestado médico comprovando que têm alguma comorbidade para a covid-19.

© 2019 por "Grupo SBC de Comunicações". Portal de Divulgação.

AREA DE ADM