FGTS Emergencial, antecipação do 13º do INSS e abono PIS liberados?
O ano de 2021 começou muito diferente do que imaginávamos no decorrer da pandemia no ano passado. Já nos imaginávamos vacinados, com os números de casos de infecção e morte cada vez mais baixos, contudo, iniciamos o ano novo completamente ao contrário, os casos de contágio bem como de morte tem aumentado todos os dias e muitos brasileiros ainda estão sem condições de prover sustento próprio devido as incertezas da economia para este ano.
Diante desse cenário, que ficou ainda mais preocupante com o fim do auxílio emergencial o governo federal pretende injetar novos recursos para que a economia este ano para tentar amenizar a crise em decorrência da pandemia.
Antecipação de benefícios
Umas das decisões que já estão confirmadas é sobre a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Assim como a antecipação do abono salarial do PIS/Pasep.
Segundo informações o governo pretende liberar estes benefícios já entre os meses de fevereiro e março, além disso essas antecipações são medidas que já estavam com seus recursos previstos no Orçamentos o que serão apenas desembolsados com antecedência.
FGTS Emergencial
Outro benefício emergencial que foi realizado no ano passado e deve voltar em 2021 é a liberação do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).