Formação de ciclone traz temporais ao RS a partir desta quarta-feira


A formação de um ciclone traz temporais ao Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira. Um centro de baixa pressão atua e deve aumentar a instabilidade. Algumas pancadas de chuva podem ser mais intensas, causando transtornos à população.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva já começa de manhã em alguns municípios, mas avança e aumenta muito da tarde para a noite. A maior nebulosidade impede o calor intenso, mas segue a sensação de abafamento.

Ao interagir com o ar tropical, a área de baixa pressão sobre o território gaúcho vai gerar grandes nuvens de desenvolvimento vertical, típicas de tempestade, capazes de provocar temporais localizados em que há risco de granizo isolado e, especialmente, vendavais em alguns pontos. Alguns temporais podem ser de forte intensidade e causar transtornos e/ou danos à população. Todas as regiões do Rio Grande do Sul estão na área de alerta.

A Defesa Civil RS emitiu nesta terça-feira, 2, um alerta de chuvas intensas com rajadas de vento até 60km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo na área em vermelho no mapa. (Confira Imagem do mapa com alerta, abaixo)

2.png
G3.png