Usando carros antigos, grupo de viajantes que percorrem a America Latina, chegam em Ametista do Sul


grupo de viajantes, que percorrem a América Latina usando carros antigos, resolveram apreciar nossos pontos turísticos de Ametista do Sul. O grupo, que faz parte da jornada chamada Peabiru, chegou em nosso município neste domingo, 3, com 10 carros antigos, e permanecerão por cerca de dois dias, conhecendo as belezas apresentadas em nossa cidade, e claro, exibindo as belezas de personalidades únicas de seus veículos.

Segundo informações do grupo, a ideia é viajar em veículos antigos até um ponto de encontro predeterminado, mas sem roteiro planejado. Cada carro faz seu próprio trajeto e cabe ao motorista e aos passageiros (se houver) se perder, improvisar e solucionar os problemas que podem aparecer no percurso. A proposta é uma grande aventura “por sua conta”.


As viagens acontecem duas vezes ao ano, uma no início de janeiro e outra em junho. Cada roteiro leva a um destino diferente. Para 2021, devido à pandemia mundial ocasionada pelo vírus Covid-19 e ao fechamento das fronteiras, o roteiro foi adaptado à região Sul do Brasil, passando por cidades históricas e repletas de cultura nacional. Assim, Peabiru reúne um grupo de pessoas diferentes com um objetivo em comum: redescobrir a vivência coletiva, encontrar novas experiências e passar por situações inusitadas, com um toque de adrenalina. Uma busca por imprevistos, longe de tecnologia, usando carros antigos e fazendo trajetos que passam por diferentes culturas na América Latina. E a essência dessa grande aventura não poderia ser nada menos que: “Peabiru: viva o inesperado!”

Origem do nome

O nome Peabiru foi inspirado no famoso caminho desenvolvido pelos Incas, pelos índios tupis-guaranis ou por algum outro grupo – visto que o “dono” da estrada original nunca foi comprovado. As rotas continham ramificações; começavam no litoral paulista, passando pelo Paraná, Santa Catarina, Paraguai, Bolívia e há quem diga que terminariam no Peru. O caminho original e seus desbravadores são motivo de pesquisas e estudos pelo Brasil. De todo modo, Peabiru faz referência ao caminho místico e lendário, porque alguns dos trajetos propostos pelo grupo de viajantes passam pelos países que fazem parte do histórico Peabiru.

© 2019 por "Grupo SBC de Comunicações". Portal de Divulgação.

AREA DE ADM